PROJETO ARTE E CIDADANIA EM HELIÓPOLIS





MÓDULO I - O DIA EM QUE TÚLIO DESCOBRIU A ÁFRICA - REALIZADO EM 2009




MÓDULO II - NORDESTE/HELIÓPOLIS/BRASIL - REALIZADO 2010/2011






MÓDULO III - UM LUGAR AO SOL ( EM ANDAMENTO)



sexta-feira, 9 de abril de 2010

MENSAGEM DO SOCIÓLOGO ZYGMUNT BAUMAN À JUVENTUDE

Considerando nosso trabalho artístico de formação humana para a juventude de Heliópolis, São Paulo, Brasil, além do imenso vácuo em relação a propostas para a juventude brasileira, postamos essa tão necessária mensagem, feita por um dos homens de pensamento mais extraordinário, nestes tempos em que a vida humana passou a ser apenas um negócio.

É um pequeno trecho de uma uma entrevista maior que Zygmunt Bauman concedeu à Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, professora aposentada da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora associada do Center of Latin American Studies, Universidade de Cambridge. No link abaixo é possível ler a entrevista em sua totalidade.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702004000100015&script=sci_arttext

Qual seria sua mensagem para os jovens de hoje?

Gostaria que tentassem, apesar de tudo (e talvez esteja aí o elemento de nostalgia que você notou), apesar de todas as tendências em contrário e de todas as pressões de fora, reter na consciência e na memória o valor da durabilidade, da constância, do compromisso. Eles não podem mais contar, como a antiga geração, com a natureza permanente do mundo lá fora, com a durabilidade das instituições que tinham antes toda a probabilidade de sobreviver aos indivíduos. Isso não é mais possível e, na verdade, a vida humana individual, apesar de ser muito curta, abominavelmente curta, é a única entidade da sociedade de agora que tem sua longevidade aumentada. Sim, somente a vida humana individual vê crescer sua durabilidade, enquanto a vida de todas as outras entidades sociais que a rodeiam — instituições, idéias, movimentos políticos — é cada vez mais curta. Assim, o único sentido duradouro, o único significado que tem chance de deixar traços, rastos no mundo, de acrescentar algo ao mundo exterior, deve ser fruto de seu próprio esforço e trabalho. Os jovens podem contar unicamente com eles próprios e só haverá em suas vidas o sentido e a relevância que forem capazes de lhes dar. Sei que essa é uma tarefa muito difícil... mas é a única coisa que posso lhes dizer.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.